quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cuide bem das flôres que perfumam e embelezam sua casa

Dicas da Clínica do Jardim

Tem coisa mais gostosa do que uma casa limpinha e perfumada? Pois é, além de enfeitar o ambiente, as flores são um ótimo recurso para deixar aquele cheirinho agradável por dias e dias.
E você sabia que, com apenas alguns truques, é possível aumentar o tempo de duração das flores, aproveitando ao máximo sua beleza e perfume antes que murchem e morram?
A primeira coisa é lembrar que flores não são bichinhos de estimação, portanto não toque em suas pétalas ou folhas, pois isso as danifica. Outra coisa importante é saber que as flores absorvem a água pelo caule, portanto não regue as pétalas.
Com um facão ou uma tesoura de jardinagem, faça um corte diagonal de aproximadamente dois centímetros na base do caule, para aumentar a área de absorção de água e nutrientes. A quantidade de água no vaso não deve ultrapassar cinco centímetros e, a cada dois dias, troque a água e faça um novo corte.
Para evitar o surgimento de micro-organismos, higienize o vaso cada vez que fizer a troca de água e adicione uma solução com duas colheres de vinagre branco e uma colher (sopa) de açúcar.
Retire as folhas que entram em contato com a água, mas não remova os espinhos das rosas. E lembre-se de nunca deixar o pratinho de proteção do vaso acumular água, para evitar dengue, neste caso, vale a dica do uso de areia.